Atenção e cuidados com a florada resultam em uma safra mais produtiva

A produtividade dos cafezais é definida durante a florada, o manejo e os cuidados com a saúde das plantas evitam que doenças surjam e afetem os grãos que serão colhidos na safra. O alerta envolve principalmente, a phoma do cafeeiro, o problema mais sério durante este período.

A doença ataca folhas, flores, ramos e frutos. É identificada por diversos sintomas: manchas escuras (necrose) nas folhas, sobretudo nas bordas; escurecimento e até morte das flores; escurecimento e mumificação de botões florais e frutos; e depressões escuras e fundas nos ramos. Não bastassem esses problemas, a doença ainda causa danos indiretos, como a desfolha e a seca das extremidades das plantas, prejudicando a produção atual e a próxima.

A chegada da primavera traz o retorno gradual das chuvas anunciando a entrada das águas. Neste período ainda teremos temperaturas amenas com chuvas, criando condições favoráveis para a disseminação da phoma e de outras doenças. Por esta razão, é importante que o controle com aplicação de fungicidas inicie antes da florada, ou até bem mais cedo.

A estratégia eficiente de controle da phoma envolve aplicações de fungicida antes e depois da florada. O tratamento adequado protege, inclusive, as demais estruturas da planta e ajuda na cicatrização de possíveis lesões consequentes do processo de colheita.

Todo processo de aplicação deve ter acompanhamento para que as doses não extrapolem os níveis tolerados pela planta agindo de maneira prejudicial.

Conte com a Terra Nova no manejo de sua safra, estamos a disposição

Trechos retirados do artigo: https://www.agrolink.com.br/noticias/proteja-a-florada-que-os-frutos-vem_412082.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis − 2 =